Roacutan – DEPRESSÃO

images

Escuto poucos relatos de pessoas com sintomas de depressão durante o tratamento,alguns que escutei foi no início do tratamento que se sentiram ruins por causa da fase da piora,isso é depressivo mesmo.

DEPRESSÃO é ter muita acne,isso abala qualquer um,ai a pessoa está fazendo tratamento e de repente começa a piorar,tem algumas pessoas que se assustam e ficam depressivas.

Mas relatos de chegar ao suicidio por causa do remédio nunca cheguei a ouvir.

Respondendo uma dúvida que vejo muito em blogs : Roacutan causa ou não depressão ?

Esse é um dos pontos de maior controvérsia no tratamento. Os trabalhos científicos publicados divergem quanto ao tema, não há nada que prove definitivamente uma relação causal entre o uso do remédio e depressão. Mas, se você está em tratamento de depressão e ansiedade converse com seu médico antes de começar a tomar a Isotretinoína.

Como dito acima,caso você tenha quadros de depressão ou ansiedade,é melhor conversar com um médico,até um psicologo antes de começar o tratamento,para não desencadear algo sério durante o tratamento.

Lendo uma notícia no site http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/story/2006/09/060919_acneroacutanrw.shtml ,ouvi relatos que o remédio causou comportamento depressivos em camundongos após teste.

Resumidamente tocando no assunto sobre essa notícia : A pesquisa, da Universidade de Bath, na Grã-Bretanha, foi feita após indícios de que o Roacutan vinha provocando casos de depressão e suicídio em consumidores desde seu lançamento, em 1982.

O trabalho, publicado na revista científicaNeuropsychopharmacology, é o primeiro a indicar evidências científicas nesse sentido.

A Roche, fabricante do medicamento, não inclui nenhuma advertência sobre depressão em suas bulas ( o que é mentira pois existe sim na bula especificações de possível depressão,caso isso ocorra suspender o uso ).

Bailey disse que os adolescentes não deveriam parar de tomar o remédio, mas sim buscar ajuda médica se começarem a se sentir deprimidos. Os pais também devem ficar alertas para qualquer mudança comportamental dos filhos.

Ainda não está claro como o remédio causa a depressão. É possível que ele reduza os níveis de um elemento químico cerebral responsável pelo humor, chamado serotonina, ou ele pode bloquear de alguma forma a formação de novas células cerebrais.

A empresa disse que o Roacutan revolucionou o tratamento de casos severos de acne, mas acrescentou: “Infelizmente, casos graves de acne podem levar os pacientes à depressão e também podem afetar seu humor e sua auto-estima”.

São poucas as pessoas que vejo com baixa auto-estima durante o tratamento,o que afeta a auto-estima é ter acne e vejo muitas pessoas felizes com o resultado que o remédio traz.

10 comentários sobre “Roacutan – DEPRESSÃO

  1. Bom, por experiência própria, posso dizer que o Roacutan trouxe muitas consequências na minha vida, fiz tratamento duas vezes e hoje eu me sinto cansada, desconcentrada e muito nervosa, durante os tratamento tive crises de ansiedade e nervoso, no ultimo tratamento tive dores terríveis na articulação… infelizmente não tive outro tratamento eficaz para minhas espinhas e recorri ao Roacutan, o que aconselho a quem pensa em usar, é estar em perfeita condição física e mental, de preferência não estar muito ativo como: trabalhando demais ou estudando, quanto mais você se esforça mais o Roacutan causa efeitos indesejáveis principalmente na mente.

    Curtido por 1 pessoa

    • Sei como é isso e realmente mesmo após o tto parece que tem suas consequencias, hoje em dia muita coisa é diferente comigo, entre elas o humor, mas apesar de tudo valeu a pena, pois tudo tem seus beneficios e suas desvantagens. Mas a estrutura precisa ser forte, porque se não abala mesmo.

      Curtir

    • Olá meu nome é brenda
      finamente estou tranquila em saber que não sou a única que tive problemas no tratamento.
      tenho 18 anos e há dois completei meu tratamento
      tenho fortes dores de cabeça e no corpo cansaço e problemas no fígado e estomago
      já passei por inumeros medicos
      mas ninguem sabe como tratar
      adoraria conversar com vc
      meu email brendazuffodeaguiar@gmail.com

      Curtido por 1 pessoa

      • Comigo é a mesma coisa, adquiri uma enxaqueca, além das dores na lombar que nao passam e o humor muito alterado, mas em relação ao figado continua tudo normal, mas a vida muda totalmente, apesar de tudo o tto valeu a pena.

        Curtir

  2. Tenho 33 anos e fiz o tratamento com Roacutan há 10 anos atras. Resolveu meu problema com acne definitivamente. Mas tive sérios problemas depressivos que se arrastam até hoje. Não sei bem informar se foi o Roacutam ou não, mas até hoje tomo antidepressivos…Acho que esse medicamente de alguma forma mexe com os neurotransmissores, serotonina etc…Fica uma dica para vocês: Converse com seu medico e cuidado para não terem problemas estomacais também. Recomendo tomar junto algum remedio para proteger o estômago, pois infelizmente contraí uma gastrite violenta também.

    Curtido por 1 pessoa

    • Sobre os problemas depressivos nao sei se desencadeia algo depois do tto, durante o tto pode acontecer, mas depois nao sei, sobre os problemas estomacais, mesmo tomando o remedio depois da refeição, pode sim desencadear algum problema, digo isso porque adquiri uma gastrite, alem de uma enxaqueca, durante o tto tive dores de cabeça fortes, mas antes do tto tinha dor de cabeça raramente e hoje em dia é constante e uma dor muito forte, alem de ter mudado meu sono, durante o tto tive muita insonia e tenho até hoje … Ou seja antes do tto nao tinha nada disso, durante e depois tive enxaqueca, insonia, mudança no peso, mudança no humor e problema no estomago, sendo assim nao posso afirmar concretamente sobre depressao, mas que muita coisa muda, realmente muda. Infelizmente arrumamos uma coisa e adquirimos outras.

      Curtir

  3. Eu tava procurando publicações sobre isso, achei a sua de dois anos atrás. Olha eu concordo profundamente que a acne deixa a pessoa depressiva, no momento eu tô me sentindo bem mal, eu tento não me importar mas incomoda muito ouvir as pessoas falando, perguntando encarando seu rosto. Tem que ter muita força pra todo dia sair de casa naquela fase da piora e ouvir tudo isso

    Curtido por 1 pessoa

  4. Estou em meio ao tratamento com esse remédio, já tinha tomado antes, e o médico disse q precisaria tomar por 6 meses, só consegui tomar por 3 meses, e senti melhora. Sou muito ativo, faço musculação e jiu-jitsu, tenho sentido fortes dores nos ombros, dificuldades para dormir devido as dores e mal estar, fico irritado com extrema facilidade, meu humor está alterado, mas ontem foi a gota d’agua, não conseguindo dormir levantei e tomei dois comprimidos de dramin, porém, tive um surto psicótico, tive ataque de pânico. Só consegui deitar e dormir depois que tomei dois relaxantes musculares. Enfim, novamente só vou conseguir tomar ele por 3 meses, pois, encerrando essa caixa nao comprarei mais.

    Curtido por 1 pessoa

    • Infelizmente por isso voce sabe que sua acne corre risco de voltar, mas esta certo de voce parar, mas acho que como voce ja tinha tomado antes e tomou tambem so por 3 meses, deveria ter conversado com seu medico uso de outros medicamentos para amenizar tudo isso, muita gente enfrenta a mesma coisa e termina o tto, porem tem outros auxilios. Sinto muito por nao ter dado certo pra voce

      Curtir

Deixe um comentário

