Possibilidades da acne voltar pós Roacutan

10689488_1760089900939264_3827094287572244450_n.jpg

Ahhh quem não faz o tratamento pensando na possibilidade disso acontecer.

Eu para ser bem sincera não penso na possibilidade de voltar, sei que pode aparecer uma ou outra, mas tenho 100% de certeza que meu rosto nunca mais será como antes, até mesmo porque não são todos os casos que a acne volta a ser igual ou até pior que antes, existem casos específicos e irei relatar quais são as mínimas pessoas que fazem várias vezes o uso do remédio e mesmo assim volta tudo depois.

Após o fim do tratamento com Roacutan, para quem tem acne genética, ou seja; algo hereditário, sendo que familiares tenham acne e por causa disso você também acabou tendo, não existe possibilidade de voltar, a não ser que você largue mão e pare de ter cuidados com a pele, pois olha possibilidade da acne voltar é quem larga mão e não faz a higiene adequada do rosto, isso inclui lavar, usando o sabonete e outros produtos específicos para seu tipo de pele (que nesse caso, pós tratamento voltará a ser oleosa, mas de forma reduzida), mas mesmo assim será oleosa e é necessário usar produtos oil free, usar o protetor solar adequado … Caso apareça alguma espinha, nada de espremer para não depositar as bactérias da unha na pele, o que pode acabar causando mais espinhas, quando aparecer uma espinha indico usar um adesivo da Nexcare cor da pele para disfarçar, no caso das mulheres é melhor que encher a cara de maquiagem para esconder a espinha, pois até maquiagem livre de óleo, com toque seco ou efeito matte podem causar sim espinhas, pois qualquer coisa que tampe os poros acaba fazendo as glândulas sebáceas produzirem mais sebo, então esses adesivos são uma ótima opção para disfarçar e secam a espinha super rápido sem a necessidade de usar gel secativo.

Além dos fatores relacionado a alimentação, podemos continuar comendo de tudo desde que a alimentação seja balanceada, sem exageros, tudo que é exagerado traz consequências, podemos comer frituras, massas, doces … mas tudo sobre controle, não tem condições comer lanches, doces, todos os dias descontroladamente e não querer ter espinhas, isso tudo é motivo para entupir as glândulas sebáceas, além de tudo relacionado ao leite, até suplementos com alto teor de leite podem causar espinhas, então tem que ficar atento a tudo isso para a acne não voltar.

E no caso de muitas mulheres e até em alguns homens, por causa do aumento da testosterona, se tratando de acne hormonal, as chances são ainda maiores da acne voltar pós Roacutan, o Roacutan em caso de acne hormonal ajuda a reduzir, mas não elimina 100% e a acne sempre voltará por causa do desequilíbrio hormonal e no caso das mulheres que tomam anticoncepcional, pode ajudar a estacionar a acne, mas se parar o anticoncepcional as espinhas voltaram mesmo se você fez o uso do Roacutan, não tem jeito isso não terá fim da forma que você pretende. Eu antes de iniciar o uso da Isotretinoína fiz vários exames hormonais para ter certeza que não aconteceria de voltar por causa dos hormônios, minha médica deixo bem claro para mim que se minha acne fosse hormonal o tratamento seria praticamente em vão, não ia resolver como eu queria.

Estima-se que até 90% dos pacientes que usam Roacutan têm sucesso com apenas um ciclo de medicação, em outros casos é necessário fazer 2 ou 3 ciclos, muitas vezes por causa de ser uma acne mais severa é necessário mais tempo até alcançar a pele tão sonhada.

Alguns casos de pessoas que fazem o tratamento por causa da rosácea pode não ter sucesso durante o tratamento e ter que fazer outros ciclos. Tem casos da dosagem incorreta do medicamento que acabam causando o retorno da acne, médicos que não receitam a dosagem ideal para seu peso, para terminar com a dose cumulativa correta acabam tendo retorno da acne, além das pessoas que não tomam o remédio até o fim,ou seja; até o tempo prescrito pelo médico e encerram o tratamento no caminho por vontade própria acabam tendo o retorno da acne muita vezes até pior.

Os ciclos para reiniciar o tratamento varia de acordo com o peso, além da quantidade que você já tomou anteriormente e como sua acne está no momento, então tem casos que o medicamento é tomado 1 dia sim 1 dia não, ou 1 semana sim 1 semana não e assim por diante, mas sobre isso o médico precisa avisar todas as situações adequadas para seu caso.

O tratamento com Roacutan é considerado terminado após 2 meses de completar a dose total do tratamento.

Lembrem- se que pós tratamento a manutenção da pele tem que continuar, se possível fazendo limpeza de pele em clínicas de estética, sempre lavando o rosto e usando produtos adequados, comendo de tudo moderadamente, quem usa suplemento escolha o correto principalmente com acompanhamento de um nutricionista, não descuide pois as consequências apareceram depois.

 

36 comentários sobre “Possibilidades da acne voltar pós Roacutan

  1. amei essa postagem me ajudou muito, fiz tratamento recentemente esse ano na verdade, mas a medica não me informou se era hormonal ou não o meu caso, só passou um sabonete pra controlar a oleosidade da pele, e recentemente voltou algumas em quantidade bem significativa na região da testa, estou começando a controlar mais minha alimentação e pensando em voltar a tomar um anticoncepcional que ela me indicou no primeiro tratamento antes de tomar o Roacutan, to meia desesperada mas com paciência acredito que não voltará mais como antes. E VOCÊ EXPLICOU MUITO BEM PARABÉNS!

    Curtido por 1 pessoa

    • Fico feliz em saber que essa postagem te ajudou, fazendo tudo certinho, alimentação equilibrada, cuidados com a pele e quem sabe usando o anticoncepcional correto para eliminr as espinhas e equilibrar os hormonios, tudo se resolve. Eu optei por na tomar, mas por minha acne nao se hormonal, acharia bom voce fazer um exame hormonal, pois se nao for hormonal nao é necessario tomar anticoncepcional, acne hormonal é quando existem desequilibrios e so se toma anticoncepcional nesse caso, mas se nao for hormonal pode tratar de outra forma alem de tomar remedios que pode ser perigoso, pois o anticoncepcional tambem é uma bomba se tomado em longo prazo.

      Curtir

      • Brenda se voce esta na mesma situação é como a Evylla falou, ela nao sabe se a acne é hormonal ou nao, se voce nao sabe precisa ver isso, pois se for hormonal e voces fizeram o uso do Roa o medico tem que informar que o Roa nao é 100% eficiente nesses casos, é preciso tomar o anticoncepcional sem parar, pois as espinhas podem voltar, as vezes poucas ou o dobro que antes, agora se o seu caso definitivamente nao for hormonal, tem que ver o que esta te causando acne, pode ser má aliemntaçao, uso excessivo de maquiagem, oleosidade excessiva ocasionada pela falta de manutenção da pele, ou seja, falta de limpeza, uso inadequado dos produtos (produtos que nao sao para pele oleosa) … voce mesma pode descobrir qual fator esta fazendo sua acne voltar e mudar isso, caso voce realmente nao saiba, tem que procurar um derma e ver um remédio (pomada) que cortar esse mal pela raiz, antes que as espinhas se descontrolem e vire uma acne resistente.

        Curtir

  2. Vou começar meu tratamento com roacutan essa semana e vejo pessoas que começaram com a dose com duas capsulas por dia, porém minha dermatologista só me recomendou uma, gostaria de saber se isso vai influenciar em alguma coisa.

    Curtido por 1 pessoa

    • Olá Guilherme, isso depende de cada situação, eu tambem passei 7 meses tomando 20 mg e so nos 3 meses finais aumentei para 30 mg, isso depende do peso, do grau da acne e como estao os exames. Se seu medico receitou isso, relaxe porque é o ideal pra voce. Unica diferença entre que começa com dose baixa é que o tto tem mais tempo de duração e quem começa com dose alta tem menor tempo de duração.

      Curtir

    • Poxa Marcio, provavelmente houve algum erro de dosagem para a acne ter voltado em peso, pode ser que voce nao terminou o tto com a dose cumulativa correta, o que seria negligencia do médido … Isso precisa ser analisado, pois médicos que receitam dosagem erradas e detonam o tto de uma pessoa é errado, a pessoa gastou tanto em vão, normalmente a maioria obtem sucesso, principalmente homens, ja que mulheres tem outros problemas, como as alterações hormonais, meu caso já estou há 10 meses sem o Roa e minha pele esta intacta, porém eu tomei a dose cumulativa correta para meu peso.

      Curtir

  3. Tomei rocutran por 8 meses desdo do ano passado esperei 6 meses pra min passa un rolon no meu rosto quando foi no dia o médico falo q n podia q algumas acne tinha voltado …e aagr vo ter que tomar o rocutran dnv fiquei super triste …. mas vo tomar dnv … si volta desisto da vida ..

    Curtido por 1 pessoa

  4. Estou no meu segundo mês de uso.Só estou usando porque foi o jeito não aguentei eram internas grandinhas e elas doíam muito na minha testa tinhas várias aglomeradas e formaram um galo enorme super dolorido,purulento e na região do queixo zona t msm.Mas, foi a única alternartiva .Sei que existem piores que as minhas ,mas estou fazendo porque doiam e pela minha futura profissão (Enfermagem) ,que exige não ter porta de entrada para infecções ,pois estagio em hospitais e faço muitos procedimentos .

    Curtido por 1 pessoa

  5. Olá. Fiz o uso da ISO por 7 meses, passaram-se três meses e meio do tratamento e a acne voltou. Após as leituras das postagens, penso que minha acne possa ser hormonal. É muito triste fazer o tratamento tudo de novo. Mas é o indicado pelo dermatologista. Vou consultar o ginecologista, pois uso o mesmo anticoncepcional a 6 anos. Amei as dicas. Bjo

    Curtido por 1 pessoa

    • Aline sua derma deveria ter feito um exame hormonal antes de iniciar o tto, minha derma disse que todos os medicos deveria receitar esse exame para as mulheres, pra nós poder saber qual o motivo de ter acne. Se torna ate negligencia de um medico se confirmar que sua acne é hormonal, pois poderia nao ter colocado seu tto em vao, pois por mais que a acne hormonal seja a mais dificil de tratar, caso mudasse o anticoncepcional poderia ter evitado, pois tem anticoncepcional especifico para tomar com o Roa, nao so pra evitar a gravidez e equilibrar os homonios, mas tambem que ajuda a manter a pele. Boa sorte 🙂

      Curtir

  6. Muito legal seu Blog!! Tive acne na adolescência, sofri muito com isso, fiz tratamento com roacutam e isso resgatou minha autoestima. Hoje tenho uma filha e me aflige
    muito pensar que ela possa ter problemas com acne.
    Parabéns pelo Blog!!! Adorei….

    Curtido por 1 pessoa

    • Fico feliz em saber que gostou do blog. Ainda não sou mãe,mas já imaginei ter um filho que possa passar por isso,ja que minha acne é genetica,mas espero que não,mas caso aconteça,como hoje tenho mais conhecimento sobre acne vou recorrer da melhor forma possível.

      Curtir

  7. Oi, gostaria de saber se você tem informações sobre casos em que após cerca de um mês após o tratamento sentir alguns poucos efeitos colaterais da isotretinoína (dor de cabeça, olhos ressecados) Muito bom o blog. Beijos

    Curtido por 1 pessoa

    • Isso é normal,por isso falam que certas coisas tem que esperar 3 meses apos o termino para fazer,porque o remédio não sai do organismo 100% em 1 mes,mas em breve sumiram por completo. As dores que sentia na lombar demorou depois de quase 2 meses apos o termino.

      Curtir

  8. Boa noite uso dil mirena que contém hormônio e deixa minha pele muito oleosa vou começar o tratamento com rocutam assim que meus exames estiverem pronto porque tenho aCNE ensistente .meu medico me disse que vai melhorar muito mais tem possibilidade de volta mais pouca porcausa do dil vale a pena me arriscar ? Antes deu colocar ele ,não tinha problema com hormônios

    Curtido por 1 pessoa

    • Olha se seu caso for hormonal, pode acontecer de voltar apos,principalmente quem nao toma anticoncecional,porque o Roa so é efetivo com acne hormonal com a assistencia do anticoncecional para controlar os hormonios. Valer a pena ate vale, desde que voce nao descuide de nada.

      Curtir

  9. Fiz o tratamento por 9 meses.. Terminei em fevereiro só que um mês após o tratamento já estava com algumas espinhas na testa.. Agora em julho já estou com rosto coberto de espinhas de novo. Foi muito rápido.. Estou totalmente frustrada com o tratamento.. Vou ter que voltar no deram.. 😦

    Curtido por 1 pessoa

  10. Gente gostaria da ajuda de vcs . Eu comecei a tomar o roacutan hoje . Minha médica me receitou 6 meses 2 comprimidos de 20 mg por dia . Ela fez uma conta com minha idade e peso . Andei lendo sobre o assunto e vi q em muitas pessoas as acnes volta depois . Esse medicamento é muito caro pra joga dinheiro fora . A minha dermatologista disse q quem já tomou dosagens baixa de 2 ou 3 meses q costumava voltar às acnes . Gostaria de saber de quem as acnes já voltou como foi seu tratamento ? Se fez tudo certo sem beber nada alcoólico ? Sem falhar nenhum dia os comprimidos ? Se tomou dosagem baixa ?
    E pra quem deu certo a pele está tudo ok ? Deis de já agradeço . Beijoss

    Curtido por 1 pessoa

    • Sim a acne pode voltar, conforme as possibilidades que citei no post, se a acne for genetica, as chances sao menores de voltar, mas se for por causa de alimentação tem chances de alguns aparecer e se for hormonal as chances sao bem maiores. Pode acontecer, mas sao poucos os casos, a maioria ainda tem sucesso, é algo que nao dá pra dizer se vai acontecer, so arriscando. Tomei por 10 meses, ja faz 1 ano e meio que acabei, apareceu algumas espinhas, nada preocupante, pele lisinha … Tomava todo dia certo, na hora do almoço, cheguei a ficar no máximo 7 dias sem tomar, porém nao interfere nada no tto e bebidas alcoolicas sao proibidas durante o tto. Eu tomava 20 mg,porem o seu mg é mais alto, pode ser mais rapido os resultados, porem pode acontecer a fase da piora.

      Curtir

      • Oi eu usei roacutam minha acne saiu TD …fez dois anos agora…deu umas espinhas na minha testa…comprei um produto da Avon e começou a brotar espinhas internas no meu rosto…creio eu que foi efeito do produto…parei de usar uma semana e ainda sim dei umas espinhas….se for mesmo o produto mais ou menos quanto tempo demora pra passar o efeito dele ?

        Curtido por 1 pessoa

  11. tomei em cerca de 1 ano de roacutan eu tinha 16 anos,minha pele ficou maravilhosa, agora que tenho 22 anos e tem uns 2 anos que as espinhas voltaram super inflamadas. Sempre tive o cuidado de passar protetor e usar sabonete adequado.

    Curtido por 1 pessoa

  12. Tomei 40 mg por dia durante 6 meses,tenho acne grau 2 ,após o almoço e após a janta usei o genérico da valeant e estava olhando em alguns blogs e tals e estou começando a ficar com medo de voltar por não ter tomado o original e não saber se tenho problema hormonal,o que que acha que eu faça,estou mt preocupada me ajuda

    Curtido por 1 pessoa

    • Tem muita gente que ainda descrimina o genérico, sendo que o Roacutan tem a mesma composição que os genéricos (ISOTRETINOINA), sendo composição igual, eficácia é a mesma, tenho amigos que já tomaram há anos atrás, um deles já faz 10 anos que acabou o tto, o outro 5 anos e estao com a pele ótima, se a acne voltar não será pela marca e sim pelas possibilidades citadas, leia esse post aqui no blog, falo da polemica do generico: https://avidadeumaroacuteira.wordpress.com/2016/05/18/polemicas-dos-genericos/ o unico que não é eficaz igual ao original e ao genérico, é a Isotretinoina similar (manipulada). E eu faço alerta para todas as mulheres que fazem o tto, se o derma ou ginecologista não passou exames hormonais, peça você para o médico, diga que voce quer fazer por precaução, para saber se sua acne é hormonal, diga que é algo particular que voce quer saber para tirar um peso da consciencia e alem de tudo se for hormonal, é bom saber para tratar isso, pois como disse a acne hormonal não é resolvida 100% com Roacutan, a pessoa vai precisar tratar isso para não voltar as espinhas, então é bom saber.

      Curtir

Deixe um comentário

