ROACUTAN – DÚVIDAS

As dúvidas são frequentes,mas aqui vou esclarecer as dúvidas mais comuns. Não sou especialista no assunto,porém sei sobre algumas coisas, pois não início um tratamento com dúvidas,então pesquisei muito sobre o assunto,pesquisei os mitos e as verdades sobre o tratamento,assisti vários vídeos de algumas blogueiras e quando for novamente no dermatologista,retornarei a fazer várias pergunta para esclarecer com um médico.

duvida (1)

REPITO NOVAMENTE : Aqui esclarecerei dúvidas básicas,mas sempre recomendo a tirar todas as dúvidas por menor que seja com seu médico,pois é muito importante esclarecer tudo antes,durante e pós tratamento,assim você fará tudo certo,sem se preocupar.

1) Por que tantos pacientes procuram a cura definitiva da acne ?

A acne vulgar é uma doença de pele bastante frequente. Embora ela ocorra normalmente dos 12 aos 30 anos de idade, sem dúvida, é entre os adolescentes que a acne se torna mais significativa. Além dos cravos e espinhas, as cicatrizes que podem aparecer são extremamente marcantes e podem interferir na auto estima destes jovens. Sua localização preferencialmente facial é outro fator importante para que as cicatrizes sejam bastante indesejadas. A isotretinoína é um importante caminho, apontado pela ciência, para a cura da acne.

2) A isotretinoína é uma droga segura ?

Apesar de ter chegado ao Brasil há pouco mais de 15 anos, a isotretinoína que se propunha a revolucionar o tratamento da acne. E foi exatamente isto que ocorreu. Apesar de inúmeros preconceitos que existem em torno dele, após vários estudos ao redor do mundo, sabe-se hoje que o Roacutan é a droga de primeira escolha para o tratamento da acne dos adolescentes, exceto para um grupo restrito de meninas com alterações hormonais, como por exemplo, a síndrome dos ovários policísticos. O Roacutan é uma droga com aprovação pelo F.D.A. (Food and Drugs Administration) há vários anos, inclusive bem antes de sua introdução no Brasil. Hoje, é indiscutível a alta efetividade e segurança do Roacutan no tratamento da acne vulgar.

3) Como a Isotretinoína atua na acne ?

Ela atua nas várias etiologias da doença, ou seja, na produção sebácea, na hiperqueratinização folicular, na colonização do ducto pelo Propionibacterium acnes e no processo inflamatório.

Esse tratamento é indicado para quais tipos de acne?

A isotretinoína está indicada nas formas graves de acne, nódulocística e conglobata, acne com risco de cicatrizes permanentes e quadros de acne resistentes a terapêuticas anteriores com antibióticos sistêmicos (comprimidos) e agentes tópicos (sabonetes, cremes, géis). Essas indicações devem ser feitas por seu médico especialista.

4) É necessário fazer algum exame antes do início do tratamento ?

Para início do tratamento, o médico pedirá uma série de exames para descartar quaisquer alterações no organismo do paciente que o impeçam de fazer uso do medicamento, além de um parecer de oftalmologista. Mensalmente, novos exames podem ser solicitados para avaliar a saúde do paciente. Mulheres, inclusive as virgens, devem apresentar mensalmente, no ato da consulta, o exame de gravidez (Beta HCG) para o seguimento do tratamento e fornecimento da nova receita para compra dos comprimidos.

5) Existe alguma contra-indicação para iniciar o tratamento ?

A isotretinoína é contra-indicada nos seguintes casos: gravidez, mulheres que possam ficar grávidas durante o tratamento, a menos que essas pacientes satisfaçam todos os critérios de contracepção exigidos (mínimo de dois métodos contraceptivos – preservativo e anticoncepcionais orais, por exemplo), mulheres no período de lactação, insuficiência hepática, hipervitaminose A preexistente, pacientes fazendo uso concomitante de tetraciclinas e derivados, pacientes com valores lipídicos sanguíneos excessivamente elevados, em pacientes com hipersensibilidade à droga ou a algum de seus componentes, inclusive em pacientes alérgicos a soja.

6) Após o tratamento,a mulher pode ficar infértil ?

Não existe qualquer risco de infertilidade feminina ou masculina durante ou após o uso da isotretinoína. Após dois meses do seu término, a mulher poderá engravidar normalmente.

7) É necessário ter alguma medicação em mãos antes de iniciar o tratamento ?

É muito importante que antes de iniciar o uso da isotretinoína, você já tenha providenciado todos os produtos prescritos por seu médico para evitar os efeitos colaterais indesejáveis da medicação, como hidratantes, protetores solares, protetor labial, colírio, dentre outros.

8) Quantos comprimidos de Roacutan o paciente deve tomar por dia, e por quanto tempo ?

O Roacutan é administrado em dose diária que varia de acordo com o peso de cada paciente. A dose total acumulada ao longo do tratamento é o que realmente importará para o sucesso no tratamento. Para tal, a dose total acumulada, ou seja, o valor total de miligramas por quilo de peso de cada pessoa que o utiliza, deve ser administrada em um tempo que varia geralmente de 4 a 7 meses. Como o tratamento da acne depende da dose acumulada do Roacutan no organismo, não se deve interrompê-lo por mais de 15 dias durante o ciclo. Se isto ocorrer, haverá necessidade de um recomeço da terapêutica.

9) É possível comprar esse medicamento sem receita médica ?

Não se pode simplesmente ir a uma farmácia e comprar Roacutan. Você precisa de uma receita médica e de um laudo especial para que possa comprá-lo. O médico fornecerá essa receita em cada consulta mensal, onde o paciente deve apresentar os exames recentes solicitados pelo profissional na consulta anterior, oportunidade em que também será feito um exame físico detalhado, onde ele avaliará as possíveis reações adversas, tentando amenizá-las.

10) Se a medicação acabar e o paciente não tiver realizado os exames solicitados pelo médico na consulta anterior, será possível prosseguir normalmente com o tratamento ?

Ao comparecer a uma consulta, o médico deve calcular o tempo que o paciente deve retornar para uma nova consulta, a fim de não interromper esse tratamento, o que atrapalharia o resultado final. Para dar seguimento, o profissional necessita de alguns exames para avaliar alguma possível disfunção nos órgãos do paciente. Para evitar problemas, é fundamental que o paciente compareça às consultas nas datas marcadas e com todos os exames em mãos, além da cópia de todos eles.

11) Existe algum efeito colateral ?

A grande bula que acompanha as cápsulas é realmente assustadora. A bula menciona possíveis danos ao fígado, alopecia (perda de pelos em certas partes do corpo, anemia, reumatismo, gastrite e até depressão, no entanto, na prática, as queixas mais freqüentes são lábios rachados, pele descascando, olhos e cabelos ressecados, sangramentos nasais devido ao ressecamento das mucosas, crescimento excessivo de pelos nas axilas, virilha e pernas, cefaléias, aumento de colesterol e da sensibilidade na pele.

12) Sendo o paciente menor de idade e seus pais não concordando com o início do tratamento com Isotretinoína, é possível fazê-lo mesmo assim?

Não, pacientes com menos de 18 anos só serão liberados para o início e manutenção do tratamento com a autorização por escrito de um pai ou responsável legal, devendo este estar presente em todas as consultas durante o tratamento, munidos de documento de identificação, inclusive para a assinatura do termo de responsabilidade.

13) Por que é preciso ir ao oftalmologista antes de iniciar o tratamento ?O “olho seco” é uma das mais freqüentes queixas dos pacientes que iniciam o uso da isotretinoína. O oftalmologista realizará o teste de Schirmer, método mais utilizado para medir a produção, taxa de evaporação e qualidade das lágrimas. Ele emitirá um laudo liberando o uso do medicamento. Cada veja necessidade, ele prescreverá um colírio para ser usado durante o tratamento.

14) É permitido ingerir bebidas alcoólicas durante esse tratamento ?

O Roacutan é uma medicação de metabolização hepática, ou seja, ele passa obrigatoriamente pelo fígado, assim como o álcool. Desta maneira, a ingesta de bebidas alcoólicas está proibida durante o tratamento, uma vez que pode haver sobrecarga do fígado.

15) É preciso usar protetor solar durante o tratamento ?

Como a pele de todo o corpo fica seca e mais fina durante o tratamento ela estará mais sensível ao sol, o que aumenta o risco de queimaduras no verão e em regiões bastantes quentes, como a nossa. Por isso, o uso do filtro solar com alto fator de proteção (FPS) é obrigatório, assim como sua reaplicação a cada 2 horas de exposição solar.

Você também deve evitar o uso de camas de bronzeamento ou lâmpadas enquanto estiver a tomar Roacutan.

16) Algum cuidado especial deve ser tomado com a alimentação ou outras práticas do dia-a-dia durante o tratamento ?

Deve-se dar preferência a uma alimentação saudável, rica em frutas e verduras. Massas, frituras e alimentos gordurosos devem ser evitados. A ingesta de líquidos deve ser aumentada, para se evitar um ressecamento ainda maior da pele e mucosas. O uso de anabolizantes, suplementos alimentares, bebidas alcoólicas não é permitido, assim como a depilação com ceras e a laser. O excesso de pelos deve ser contido com depiladores à lâmina, sempre com bastante cuidado, suavemente, para não traumatizar a pele.

17) Porque não é permitido fazer depilação com ceras ou laser ?

Se você estiver usando ácido/roacutan/ou qualquer creme que deixe sua pele sensibilizada, você vai ganhar uma bela queimadura fazendo depilação! 😮

Ah, caso você faça depilação com cera e queime a pele, use o protetor somente uns dias depois, porque a região está machucada e irá arder um absurdo se você colocar algo em cima. O roacutan deixa a pele do corpo todo mega sensível,então qualquer coisa,até coçar deixa vermelho,imagine depilar,óbvio que você terá uma queimadura feia e dolorida.

18) O tratamento também elimina as cicatrizes de acne adquiridas antes dele ?

Não. O Roacutan trata a atividade da acne. Isto significa que haverá melhora dos cravos, espinhas e da oleosidade da pele. Ele não trata, em hipótese alguma, as cicatrizes após elas já terem se estabelecidas. No entanto, ele é o método terapêutico que melhor pode evitá-las. E prevenir é sempre melhor do que remediar, já que as cicatrizes da acne podem ser, muitas vezes, mutilantes e requerem um tratamento a longo prazo. Por este motivo é que, nos dias de hoje, para evitar as cicatrizes, deve-se indicar o Roacutan para qualquer caso de acne com maior ou menor graduação, desde que não haja nenhuma alteração hormonal como causa desta acne.

19) O que pode ser feito para sumir com manchas causadas pela acne ?

Tem dermatologista que receita algum tipo de ácido,outros recomendam o peeling,mas isso só o médico poderá te dizer,ele analisará seu caso e se você poderá usar ou fazer algo durante o tratamento.

20) Com esse tratamento, o paciente tem a garantia de ficar curado ?

Após um ciclo completo de tratamento, existe uma chance de cura da acne em torno de 90%. Se houver falha no tratamento, ou melhor, recidiva após o primeiro ciclo, deve-se repetir o ciclo completo de tratamento após seis meses de pausa. Apenas para os casos muito graves, pode haver necessidade de vários ciclos.

21) Porque durante o tratamento não pode engravidar ?

Roacutan pode prejudicar um bebê, se for tomado durante a gravidez. Também pode aumentar as chances de ter um aborto espontâneo. As mulheres não devem engravidar enquanto estão a tomar Roacutan. Por esta razão, mulheres que possam engravidar só são prescritos Roacutan se eles são muito cuidadosos sobre como usar contracepção para evitar a gravidez. As mulheres que estão sendo tratados com Roacutan e que não têm um período menstrual ou que não são sexualmente ativos também devem usar contracepção. Se você é uma mulher e está a tomar Roacutan, você não deve engravidar durante o tratamento e por pelo menos um mês após a interrupção do tratamento com Roacutan. . Você deve usar um formulário, ou, de preferência duas formas, de uma contracepção eficaz, um mês antes de iniciar o tratamento com Roacutan. Você deve continuar a usar esta contracepção enquanto estiver a tomar o Roacutan e para, pelo menos, um mês depois de ter parado de tomar Roacutan. Durante este tempo, se você engravidar, ou pensa que engravidar, você deve contatar imediatamente o seu médico.  Para mais informações sobre como usar contracepção e que tipos de contracepção devem ser usados durante a conversa Roacutan ao seu médico ou ler o Folheto Informativo que acompanha o medicamento. O tratamento com o Roacutan só pode ser iniciado em uma mulher uma vez que o médico tem certeza de que a mulher não está grávida. As mulheres precisam ter um teste de gravidez antes, durante e cinco semanas após a interrupção do tratamento com Roacutan. Para mais informações sobre testes de gravidez durante o tratamento com Roacutan, fale com seu médico.

22) Pode compartilhar o medicamento ?

Obviamente NÃO ! Jamais se compartilha qualquer tipo de medicamento de uso contínuo. É muito importante que você não compartilhe seu medicamento com outras pessoas, pois pode não ser adequado para eles e poderia prejudicá-los.

23) Porque não se deve doar sangue durante o tratamento ?

É importante que você não doar sangue enquanto estiver a tomar Roacutan e durante um mês após ter parado de tomá-lo. Roacutan pode estar em seu sangue e se o seu sangue é dado a uma mulher grávida durante o Roacutan transfusão de sangue pode prejudicar o bebê.

24) Qual é minha recomendação … Sempre converse com eu médico,qualquer coisa que você esteja sentindo,qualquer efeito colateral por mais que você saiba que é comum,diga tudo para o médico,pois você receberá todo tipo de orientação. #FICADICA !!

25) O remédio interrompe a mestruação ou desregula ?

Não há relatos sobre o assunto,mas já ouvi algumas garotas falando que a tpm (tensão pré-menstrual) ficou pior,mas nada de tenebroso,aliás passamos por isso todo mês e sobrevivemos haha 😉

DÚVIDAS ?? Comente e se estiver ao meu alcance poderei responder,sempre te dizendo pergunte tudo para o médico,mas se eu puder ajudar estou disponível 🙂

Anúncios

38 comentários sobre “ROACUTAN – DÚVIDAS

    • Desculpe mas não sou dermatologista pra te dar essa resposta, só um médico tem a tabela certa dos pesos e as dosagens, pra sabe quantos mg voce vai tomar e qual a duração, então procure um dermatologista pra saber sua dose.

      Curtir

  1. Olá, estou tomando o roacutan faz 1 mês tomo dois “comprimidos” por dia, porém o remédio acabou, faz três dias que estou sem tomar pois a dermatologista que eu vou está de férias, posso ficar quantos dias sem tomar? Liguei pra ela, ela me disse que posso ficar até 2 meses sem o medicamento, achei meio estranho pois em todos os sites falam que pode ficar sem o medicamento durante 5 ou 15 dias no máximo.

    Curtido por 1 pessoa

    • Olá Nicholas, isso que sua derma falou é descabível, ela por ser médica está equivocada falando tal coisa absurda. O máximo sem o medicamento é 15 dias, passando disso já coloca o tto em risco, pois em 2 meses o remédio já está quase 100% eliminado do organismo. Com 1 mês sem tomar o remédio você já coloca seu tto em risco, podendo ter que recomeçar todo o tratamento. O que ela falou é totalmente negligente, muitos médicos são assim infelizmente, colocando o tratamento das pessoas em risco. Evite ficar o tempo máximo de 15 dias sem o remédio, opte pelo mínimo de 7 dias, é fogo os médicos entrarem de férias e deixar os pacientes na mão com um tratamento controlado … Muitos pacientes se prejudicam por causa disso, além das informações erradas de médicos, tem médicos e médicos né, os que zelam pelos pacientes e os que só se dizem médicos e não estão se importando. Não estou desvalorizando sua médica, mas isso não é uma atitude adequada e falo isso porque já vi vários casos em grupos e até meus amigos que passaram por tais situaçoes e tiveram o tto prejudicado.

      Curtir

  2. Olá boa tarde , achei interessante seu comentários, queria saber se o roacutam tira manchas de melasmo , eu sofro muito com elas e algumas marcas de espinhas , não deixo ninguém me ver se Maquiaagem? Me ajudem

    Curtido por 1 pessoa

    • A melasma é a mancha mais intensa na pele e mais dificil de ser removida, o roa nao tira manchas, ele clareia algumas, mas a melasma nao vai sumir, depois do tto tem que usar ácidos ou fazer algum tratamento estetico especifico para remoçao das melasmas, mas essa nao é função do Roa.

      Curtir

  3. Oi Jenny. Li seu texto e notei que no item 12 vc menciona os 21 anos de idade para que o paciente tenha a capacidade plena de decisão para iniciar o tratamento com o medicamento Roacutan. Ocorre que a idade para a capacidade absoluta se inicia aos 18 anos com o advento do Código Civil de 2002. Antes desse código, estava em vigor no Brasil o de 1916, que aí sim, era 21 anos. Hoje em dia, o paciente com 18 anos já pode fazer essa escolha, caso não tenha nada que o impeça ter a capacidade absoluta, como uma pessoa com deficiência mental, por exemplo. Sugiro que faça essa edição no item 12 de 21 anos para 18 anos, que é o correto dentro do ordenamento jurídico brasileiro. Espero ter ajudado. E parabéns pelo texto. Acredito que ajudará a esclarecer muita gente, não tirando a importância, obviamente da prescrição médica, como você menciona várias vezes no seu próprio texto. Mais uma vez, parabéns. Um abraço.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Oii, tenho ovários policísticos e sofro muito de enxaqueca por causa dos anticoncepcionais e estava querendo parar para tomar o Roacutan pra ver se elas acabam e eu me livro desses anticoncepcionais, mas vc disse que sem eles não irá resolver, eu não sei oq fazer

    Curtido por 1 pessoa

    • Ana é complicado parar de tomar o anticoncepcional, pois se voce tem ovario policistico sua acne é hormonal e nao resolveria nada voce passar por todo tratamento, sofrer com os efeitos e ser passageiro, algumas que tem acne hormonal so continua com a pele boa por causa do anticoncepcional, mas quando para volta tudo, nao vi um caso de alguma mulher que tem acne hormonal, tomou o Roa, parou o anticoncepcional e a pele continuou boa, todas sempre relataram a volta. Sobre a enxaqueca as vezes voce deveria mudar o anticoncepcional, muitas mulheres fazem isso, veja com seu ginecologista, pois voce ira precisar de um anticoncepcional para começar o tto, tanto pela acne hormonal quanto para evitar gravidez.

      Curtir

    • Ola, a idade ideal para começar é com 12 anos, mas tem medicos que nao gostam de receitar tao novo, pois tem a fase da puberdade, porem tem quem comece cedo. Mas uma idade maxima nao sei exatamente, pois conheço pessoas com 40/50 anos que fazem o tto.

      Curtir

  5. Bom dia
    Gostaria de saber se o uso do Roacutan impossibilita para o trabalho? Pois trabalho com comidas e em um certo ponto as espinhas ficam bem ruins… As minhas são de 4° grau, então já pode imaginar. Aguardo resposta! Obrigado por sanar as minhas dúvidas e as principais dúvidas a cima.

    Curtido por 1 pessoa

    • Olá Leticia, isso depende … Pois tem efeitos que afetam um pouco a rotina,não quero te assustar nem nada,mas temos que ser realistas e quem faz o tto tem que estar ciente de tudo, nem todos tem efeitos colaterais,mas não da pra dizer o que você terá ou não,isso depende da reação do seu organismo. Então tem efeitos como cansaço,fadiga,insônia,que pode afetar um pouco na rotina,porque é como se o seu corpo estivesse esgotado e qualquer esforço pesa o dobro,alem das dores musculares que são as mais chatas,principalmente na região lombar,pois acaba sendo ruim caminhar muito,se movimentar demais…Como disse,pode ser que você não tenha nada e nenhum efeito afete a rotina,mas quem teve sabe que a rotina muda um pouco por causa dos efeitos,no meu caso eu fazia caminhadas toda semana e parei porque não aguentava andar,ja faltei demais na faculdade por causa de dores de cabeça intensa … Mas apesar de tudo, vale a pena fazer o tto e enfrentar tudo isso,pois depois a rotina volta ao normal,os efeitos somem e a pele fica excelente.

      Curtir

  6. Oi sou a Jakeline estou tomando a isotretinoína a 2 meses e tomo de segunda a sábado no domingo eu descanso so tomo na segunda so q eu esqueci e tomei esse domingo quro saber oq eu faço?

    Curtido por 1 pessoa

  7. oi jennyetefy, boa noite!
    muito bom esse seu blog,suas informaçoes tbm pra kem por ex nao souber de nada…
    preciso fazer umas perguntas vai la:
    o tratamento geralmente dura uma ano ou alguns meses?
    a cartela de comprimidos… qual o valor geralmente?
    e se compra uma por mes, pq poxa por exemplo se for uns 300 reais pelo que ja ouvi falar… dai vai ser 300 por mes, me explica por favor?

    Curtido por 1 pessoa

    • Oii,fico feliz em saber que gostou do blog. Respondendo suas dúvidas: O tratamento dura de acordo com o que o derma determina,baseado no seu peso,grau de acne,pode durar de 5 meses ha 1 ano,normalmente a duraçao menor é pra quem toma uma dosagem alta,40 mg,60 mg e duraçao mais longa pra quem toma dose menor,30 mg,20mg … O generico com desconto custa em torno de 50 a 80 reais,isso depende de onde compra,tem que dar uma boa pesquisada, eu tomava o gênerico da Valeant e tinha desconto no programa Saúde em foco,as vezes pagava 52 ou 62 reais. Se compra uma caixa de comprimido por mes, o tto realmente é bem caro, mesmo comprando com desconto o genérico,todo mes sai caro, eu tomava so 20 mg no começo,entao pagava so por uma caixa,mas quem toma 30 mg ou 40 mg tem que comprar 2 caixas todo mes e sai ainda mais caro. Mas algumas pessoas que nao tem condição de pagar,pega pelo SUS,tem muita burocracia, demora um pouco,mas quem quer realmente fazer o tto e nao pode pagar,tem que recorrer ao SUS, aqui no blog falo sobre isso. Eu gastei bastante,o tto saiu em torno de 3000, com consulta,exames,remedio todo mes e os produtos necessários pra usar durante o tto.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s