Roacutan pelo SUS ou Fármacia Comum

Como receber o Roacutan pelo SUS ??

download (5)

A isotretinoína é uma droga fornecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde.

Antes de sua consulta você deverá se dirigir a qualquer posto médico do SUS e solicitar seu cartão, leve consigo os seguintes documentos:

Cópia de seu RG /CPF e originais,Comprovante de residência, caso more com os pais leve em nome deles, pois seu RG e CPF comprovará sua filiação e logicamente sua residência.

Geralmente o cartão é feito e entregue na hora.

IMG_0466

Depois você deverá comparecer a uma consulta médica e ter o remédio prescrito por seu dermatologista (particular ou público).

Explique ao mesmo que deseja retirar o medicamento pelo SUS e ele deverá preencher:

Uma receita simples com o medicamento prescrito, igual a qualquer receita que você já teve em sua vida, é apenas para constar o nome do medicamento e a dosagem, ficará retida na farmácia.

2 Termos de Consentimento em 2 vias (as vias originais em branco ficarão no local da retirada do medicamento e as cópias amarelas com você, caso deseje ter um maior controle de seu tratamento) e um chequinho (papel retangular branco pequeno) que terá sua dose prescrita e ficará retido no local que for retirar o medicamento.

ABAAAApgMAA-0 (1)

Os documentos acima já são necessários para comprar o medicamento numa farmácia comum, você pagando por eles.

Para retirar pelo SUS, além dos documentos citados acima o seu dermatologista ainda precisará:

* Fique atento a isso, pois se você não tiver terá que voltar ao médico e pedir para ele preencher.

Preencher o laudo LME ( medicamentos_folha_laudo ) , que indicará as doses dos três primeiros meses.

LME ANEXO V Portaria 2981 GM-MS medicamentos

Fazer os primeiros exames exigidos pelo SUS:

– BETA HCG (exame com data máxima de 14 dias, apenas para mulheres)

– ALT

– AST

– Colesterol Total

– Triglicérides

– Glicemia

– Hemograma e Plaquetas

– Tempo de Protombina

Depois que seu dermato preencher a sua receita, confira se ele não esqueceu de colocar todos os exames necessários. A receita é válida apenas por 30 dias, então quanto antes for a farmácia de alto custo melhor.

Depois de tudo isso, você irá se dirigir finalmente até a farmácia de alto custo de sua cidade portando:

Cópia do seu cartão do SUS e original, cópia do RG e original, cópia do CPF e original, cópia do comprovante de residência, receita simples do Roacutan, os 3 termos de consentimento (um da secretaria da saúde, outros 2 em papéis brancos com segundas vias amarelas), chequinho, LME, todos os resultados dos exames já mencionados anteriormente, além da receita simples (aquela branca comum que já conhecemos de todas as vezes que vamos no médico, é necessário estar escrito nela a dosagem, quantas cápsulas você tem que tomar, além da forma que você tem que tomar, ou seja; especificar que tem que tomar após uma refeição).

Quando chegar à farmácia você irá receber uma senha para abrir o seu processo e fazer a análise de seus documentos para saber se nada foi esquecido por você ou existe algum documento incompleto.

Depois disso, se tudo estiver ok, receberá outra senha para que se dirija até o local de recebimento do medicamento, onde irá esperar o médico do SUS analisar seus resultados de exames. Ele aprovando você sairá da farmácia com seu medicamento em mãos e uma guia do SUS contendo a data do seu retorno para retirar o medicamento do mês seguinte e os documentos que deverá levar na próxima visita.

62 comentários sobre “Roacutan pelo SUS ou Fármacia Comum

  1. Oi Jennifer Stephanie, tdo bem?
    Tenho uma dúvida:

    Eu fiquei sabendo dessa possibilidade de pegar
    pelo SUS durante o tratamento [estou na 4ª cartela], será que
    ainda posso pegar pelo SUS? mesmo ja tendo iniciado o tratamento?
    O medicamento dado pelo SUS é o genérico?

    obrigada,
    Samara.

    Curtido por 1 pessoa

    • Oii Samara, tudo sim e você? Sobre pegar o remédio pelo SUS, você pode pegar sim mesmo já tendo começado o tto, você precisa ver se seu derma tem os laudos, se ele não tiver, procure uma farmácia de alto custo mais próxima da sua região, vá até lá pegue os laudos necessários e entregue para seu derma preencher, depois que ele preencher, você terá que fazer novos exames de sangue, pois para levar no SUS tem que ser tudo atualizado e tem que levar os documentos rápido, pois se passar de 14 dias, você tem que refazer o teste de gravidez, depois de todos os laudos preenchidos, os exames atualizados, é só levar na farmácia de alto custo junto com seu RG, CPF e comprovante de residência, além do cartão do SUS, se você for menor de idade leve os documentos do seu responsável,estando com todos os documentos em mãos é só dar entrada na solicitação e aguardar o prazo para retirar o remédio, isso pode demorar entre 15 a 30 dias, depende da farmácia, depende também da farmácia o tipo de remédio, tem umas que entregam o remédio original e outras o genérico,porém ambos tem o mesmo efeito.

      Curtir

  2. Stefany, você já fez a atualização de 3 meses que é obrigatória dos exames? Eu irei pegar minhas terceira caixa no SUS essa semana, mas não recebi nenhum documento para preencher e levar essa atualização junto com os exames.

    Curtido por 1 pessoa

    • Débora, eu nao sei sobre essa atualização, pois eu nao peguei o remedio pelo SUS, eu comprei durante os 10 meses, acho que eles nao mandam nada mesmo, voce que tem que ir ate a farmácia de alto custo buscar as papeladas.

      Curtir

    • A farmácia de alto custo entregam remédios controlados, você tem que procurar essas farmácias, a secretária da saúde emite os laudos, mas na própria farmacia de alto custo eles entregam, por exemplo, a farmácia do posto de saúde não entrega remédios controlados, por isso tem a farmácia de alto custo, elas são especificas para remédios pegos todo mês e que precisam de atualizações nos laudos e exames.

      Curtir

    • Eu sou da capital de SP, bem longe de Recife. Procure um posto de saude na sua cidade, marque consulta com o clinico, diga que você quer passar com um dermatologista, ele irá te dar um encaminhamento, na recepção do posto de saúde entregue o encaminhamento para eles darem entrada, terá que esperar até eles terem agenda para um dermatologista, pois no SUS é dificil eles terem agenda de imediato em aberto, provavelmente eles irao te encaminhar para um dermatologista mais distante do seu bairro, pelo menos aqui em SP esse é o processo para passar em consulta com um dermatologista ou qualquer outro especialista do SUS.

      Curtir

  3. Olá, você pega seus medicamentos pelo sus? alguma vez já faltou (ou muitas vezes) o medicamento gratuito? tenho medo de começar e estar em falta no posto e acabar tendo q pagar, não tenho condições pra bancar o medicamento

    Curtido por 1 pessoa

    • Nao cheguei a pegar porque na epoca estava em falta e a derma orientou a comprar. Por fim sempre comprei. Essa possibilidade existe Susanna,uma hora sempre falta,ate mesmo porque o SUS é assim,entao pode ser que precise comprar.

      Curtir

  4. Olá, meu dermatologista (do convênio) irá iniciar meu tratamento com isotrtinoína caso a tetraciclina não faça efeito – já usei este medicamento por dois meses e parece que minhas espinhas pioraram. Eu vi esse post seu e fiquei bem esclarecido, tirando a parte do “chequinho”. O que seria esse chequinho? E onde eu consigo para dar para o meu médico, caso ele não tenha? Se eu for na farmácia só com a receita e a guia de consentimento eles liberam o remédio? Ou preciso de mais alguma coisa?
    ahhhh
    Já tinha me esquecido, o blog é muito informativo! Parabéns!

    Curtido por 1 pessoa

    • Olá Lucas, quando vamos no medico recebemos aquela receita branca, o chequinho é a mesma coisa, só que ele é uma receita especial para remedios controlados, eles se chama chequinho pois ele é igual a folha de um cheque. Todo medico tem que ter esse chequinho, essa é a receita essencial, sem ela nao se compra o remedio, nao tem um medico que nao possua, se ele nao possuir esse medico nao é apto a receitar o Roacutan. Para liberar a receita na farmacia voce precisa levar esse chequinho, 2 termos de consentimento (1 via branca e 1 via amarela) e levar seu RG. Fico feliz em saber que meu blog esta ajudando, obrigada e boa sorte no seu tto.

      Curtir

  5. Oii tudo bem? Conheci seu blog hoje, em uma pesquisa pelo Google sobre Roacutan rsrs… Eu estou começando meu tratamento esse mês, vou tentar pegar o medicamento pelo SUS. Já estou com toda papelada, e pelo que estou vendo está faltando 😕 Para dar início logo ao tratamento, pois não sei a demora do SUS eu comprei a primeira caixa, e lá além da receita chequinho ficou as folhas amarelas do termo de consentimento. Agora lendo o seu blog vi que precisa dessas folhas e da receita simples , vou ter que voltar no dermato. Gostei do seu blog , muito bem explicado! !

    Curtido por 1 pessoa

  6. Boa tarde, você pode me tirar uma duvida? Não tenho convênio, e os exames do roacutan são bens caros, eu fiz no púbico os exames, mas ainda n comecei a tomar, durante o tratamento não sei se será possível fazer os exames no publico pela demora pra ficar pronto (um absurdo se tratando de saúde, mas é o brasil né) enfim, vc sabe me informar se todos durante o tratamento eu vou ter que refazer todos os exames ou só uma parte deles? e qual é a frequência de exames?

    Curtido por 1 pessoa

    • Não sei quantos e quais exames te foi pedido,mas no início do meu tto fiz muitos,porem so para iniciar,depois fiz so os exames necessários o tto (triglicerídeos,colesterol total e frações,TGO,TGP, hemograma completo,teste de gravidez,glicemia),no meu caso fazia os exames de 2 em 2 meses, porem o de gravidez é mensal,mas no meu caso so fiz antes de iniciar o tto,pois deixei a dermatologista ciente que não corria risco de engravidar,mas quem tem risco precisa fazer mensalmente. Depende do médico estipular o prazo de exames,a minha optou por 2 em 2 meses,mas tem médicos que pede todos os exames mensalmente e tem médicos que pede de 3 em 3 meses,depende do paciente também,se tem algum problema de saúde tem que fazer mensalmente. Eu fiz todos os exames particular e não achei eles caros pois fazia em laboratório com preço popular, em torno todos meus exames ficava R$100,tem lugar bem mais caro, realmente é complicado esperar os exames pelo SUS, a não ser que no dia do exame você relate que precisa dos resultados rápido,pois trata-se de um tratamento controlado e você precisa mostrar em tal prazo para o medico,eles precisam dar prioridades nessas situações.

      Curtir

  7. Oii! Td bem?

    Pode me dar uma ajudinha?
    Estou para iniciar o tratamento e estou com uma dúvida..
    O medicamento fornecido pelo SUS é o Roacutan mesmo, ou genérico?
    Se foi o genérico, de qual marca?

    Obrigada!

    Curtido por 1 pessoa

    • Sim,qualquer coisa pelo SUS é necessário o cartão,para consultas,exames e ate retirada de medicamento,sem isso você não consegue nada. Ate mesmo porque o cartão é como uma identificação do usuário da unidade básica de saúde,tudo é registrado baseado na sua numeração do cartão.

      Curtir

    • Todos os derma tem, seja particular ou SUS, a unica diferença é que pelo SUS os médicos possuem um laudos a mais, pois são termos deles, alguns particulares possuem os laudos do SUS, mas nem todo, nesse caso se voce passa por um derma particular e quer retirar o medicamento pelo SUS, voce pode pegar os laudos ou na internet ou em uma farmacia de alto custo.

      Curtir

  8. ola, eu estou no meu primeiro mes de tratamento , minha dermato fez todo o procedimento correto e eu peguei a primeira caixa, so que o retorno para pegar a outra é para o dia 20 deste mes , e a consulta com a dermato é so dia 27 , eu so tenho em maos a receita do roacutan que ela me deu na primeira consulta ,
    sera que posso ir na farmacia de alto custo so com esta receita e consigo retirar o medicamento?

    Curtido por 1 pessoa

    • Provavelmente nao, ainda mais com o SUS que é tudo burocratico, é bom voce tentar marcar com a derma antes do retorno no SUS, pra depois chegar la nao conseguir o remedio e te prejudicar, se nem nas drogarias voce consegue pegar com a receita do mes anterior, voce tem que renovar a receita mes apos mes, imagine o SUS, que é burocratico

      Curtir

  9. olá tudo bem? gostaria de saber se pra iniciar o tratamento você passou pelo ginecologista também? se sim, foi antes ou depois da dermatologista?
    estou procurando saber mais sobre, quero iniciar um tratamento contra acne mas ainda não sei se a minha é hormonal. Qual clinico posso passar primeiro pra não ficar dando voltas? Vou fazer pelo SUS.

    Curtido por 1 pessoa

    • Ola, tudo sim e voce? Entao eu cheguei a passar depois, foi minha derma que indicou todos os exames hormonais, so passei no ginecologista para ele avaliar os exames e caso fosse hormonal seria ele que indicaria o anticoncepcional e me explicaria como tratar tal problema, mas como minha acne nao era hormonal, entao nem tomei anticoncepcional para isso, nem para gravidez, porem a maioria das mulheres tem que tomar, pois nao pode engravidar, mas nesse caso se for só para o anticoncepcional para gravidez o proprio derma pode indicar algum. Sendo pelo SUS recomendo entao passar primeiro pelo ginecologista para ver direto com ele se a acne é hormonal pelos exames e se for ele ja vê como tratar, ai voce ja começa o Roa tratando o problema com hormonios, se nao for e voce tiver vida sexual ativa ai ele ja orienta sobre a prevenção, ja que durante o tto é necessario 2 metodos contraceptivos, ai voce ja passa pelo derma ok com tudo isso, ai o derma so passa os exames necessarios para o Roa

      Curtir

  10. To fazendo o tratamento pela segunda vez, minha médica sempre recomendou o genérico da Valeant porém como é mais caro eu sempre comprei de outros laboratórios mais baratos, pegando pelo SUS tem alguma restrição de laboratório ou posso pedir da marca que me for melhor?

    Curtido por 1 pessoa

  11. Olá primeiramente parabéns pelo blog, está ajudando muitas pessoas.
    Eu queria dizer que já fui em uma dermatologista que se negou a me receitar o Roacutan, disse que eu teria que usar um antibiótico que custava 10x o valor de um Roacutan da vida antes de poder iniciar com Roacutan, não sei se era esquema dela de ganhar dinheiro com o laboratório que fabrica aquele antibiótico. Detalhe minha pele é extremamente oleosa e já evito um monte de alimentos para reduzir a oleosidade e tenho muitos cravos, espinhas mais nas costas. Acredito que só a isotretinoína poderá resolver. Mas como poderei ter certeza que o médico receitaria esse remédio caso eu pedisse? Você tem algum pra indicar? Ou só levar esse termo de consentimento e qualquer dermatologista não pensaria duas vezes em receitar?

    Curtido por 1 pessoa

    • Fico feliz em saber que o blog esta ajudando. É so voce chegar no dermatologista e dizer que já usou pomadas, sabonetes, antibioticos … mesmo nao tendo usado, nao é legal mentir, mas so quem tem acne sabe o saco que é a mesma historia e sinceramente maioria dos antibioticos sao caros, resolve no momento e depois que para volta, entao fale que usou de tudo e ja esta cansado de ser em vao, caso pergunte qual antibiotico usou cite o nome desse e diga que usou outros anos atras e que nao se recorda do nome e diz que voce cogita em tomar Roacutan, nao é facil encontrar medicos que queiram receitar, eu passei por varios dermatologistas que ficaram na mesma enrolação, eu nao comprei nada que eles receitaram e nem retornei, continuei indo atras, pois sabia que tudo aquilo nao daria em nada. Nao adianta voce levar os termos para o dermatologista, nao é so isso que precisa, o fundamental alem dos termos é o CHEQUINHO que é a receita de medicamentos controlados e isso so medicos tem e nem todos tem essa receita especial, entao os termos podem estar disponiveis para imprimir na internet, mas essa receita nao, entao nao resolve nada e um medico so vai preencher tal termo, depois que voce fizer todos os exames, entao nao basta voce levar os termos achando que ele vai preencher, que nao é bem assim.

      Curtir

  12. Quanto tempo demora pra sair o processo do roacutan pelo sua? Porque fiz todos os papéis certos, mas apenas para pegar na farmácia, e não sei se os exames ainda vão valer se passar tanto tempo (me falaram em média 3 meses). Caso eu compre pela farmácia normal, somente a pessoa que vai tomar o roacutan (no caso eu) pode comprar ou qualquer pessoa pode levar meus papéis e comprar para mim?

    Curtido por 1 pessoa

    • Para mulheres no SUS o exame tem validade somente de 14 dias, ja que tem o teste de gravidez e se passar disso tem que refazer, sobre o processo isso depende de cada localidade, tem gente que pega o remedio no mesmo dia, outros demoram de 15 – 30 dias e ja vi gente que demorou 60 – 90 dias. Qualquer pessoa pode comprar desde que leve seu RG e CPF, se nao a pessoa nao consegue comprar.

      Curtir

  13. oi querida;
    Eu tenho rosácea e vou começar o tratamento com o roacutan, amei ter conhecido seu blog, pq tirei várias dúvidas, uma delas é sobre a rtirada da medicação pelo sus, que pra mim é essencial. é necessário que eu tenha que pegar alguma via na secretaria de saúde pra levar ao meu medico??? ou basta imprimir esses q vc disponibiliza no blog??? Tou indo amanhã pra nova consulta!

    Curtir

    • Fico feliz em saber que meu blog te ajudou. Sobre as vias, voce pode tanto ir na farmacia de alto custo retirar, como imprimir essas que disponibilizei, pois peguei do site deles, tanto faz, é so levar para o médico preencher, carimbar e assinar.

      Curtir

  14. Eu fui na farmacia de auto-custo com as papelada que a dermatologista deu pramim levar e tal ai dei os papel td pro cara ele me deu uma senha e falou pramim voltar daq 30 dias, quando eu voltar ele vai dar ja o remedio ou vao analisar os documentos pra dps marca pra eu ir pegar o remedio?

    Curtir

    • Pode sim,caso seu dermatologista particular nao tenha os laudos necessários do SUS para assinar,voce pode pegar em uma farmácia de alto custo ou imprime pela internet, aqui no blog tem uma postagem sobre isso com os laudos.

      Curtir

Deixe um comentário